Serviços

O que é a Microfisioterapia?

É uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo, a Microfisioterapia promove a normalização e a regulação das regiões corporais afetadas. Complementar à Medicina Tradicional, a Microfisioterapia trata a mente e o corpo como um todo, do mesmo modo que a Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa. Desenvolvida na França, a Microfisioterapia é muito utilizada em países da Europa e da África e atualmente vem se difundindo por todo o mundo. No Brasil, é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles: melhoria do estado emocional, tratamento das dores, estimulação do sistema imunológico, identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença, promoção da saúde, prevenção de doenças.

A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia: cérebro, pele e seus anexos têm da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos.

Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.

Autocura é a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, como se possuísse uma inteligência inata e soubesse do que precisa para manter-se bem, com saúde. Existe uma força curativa dentro de nós que Hipócrates, o pai da medicina (460 a.C.), chamava de “fisis” e que a homeopatia e a naturopatia chamam de “energia vital” e os hindus chamam de “prana”. A autocura é movida por esta energia que faz com que a doença ou as anormalidades em nosso corpo sejam curadas.

Cicatriz patológica, é o registro que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico. Trata-se de um vestígio da agressão no corpo que deforma a célula, deturpando sua função e provocando sintomas. Na região em que se forma a cicatriz ocorre a perda da energia vital. Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autocura.

Micropalpação, são gestos feitos pelo terapeuta, sempre com as duas mãos em aproximação. A partir da sensação entre elas, o terapeuta detecta se há perda de vitalidade no tecido e identifica a memória (cicatriz) de uma eventual agressão. Efetuando essas micropalpações, ele informa ao corpo as agressões e desencadeia o processo de autocura.

A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Não se opõe à Medicina ou à Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.

Um simples toque que pode mudar sua saúde.

O atendimento com a RPG

Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Souchard viaja pelo mundo todo ensinando a sua técnica para milhares de fisioterapeutas, já chegando a criar organizações em 14 países. O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

  • - Problemas morfológicos (deformidades)
  • - Problemas posturais (escolisoses, cifoses, hiperlordoses)
  • - Lesões Articulares (entorses, pós fraturas, bursites)
  • - Patologias Reumáticas
  • - Seqüelas Neurológicas Espásticas
  • - Problemas Traumáticos
  • - Doenças Respiratórias
  • - Doenças Circulatórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
- Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência);
- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.
Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados a permanecer numa mesma posição, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

 

Dinâmicas Sistemicas

Muitas vezes nos sentimos insatisfeitos, tristes, com dificuldades em encontrar nossos propósitos na vida. Para que isso se transforme precisamos encontrar o lugar onde nos posicionamos e, a partir deste, trilhar o caminho. Através de dinâmicas direcionadas, possibilitamos o trabalho nas diferentes faces da vida que construímos. Olhar para os pais e ancestrais, os excluídos, as tragédias, as doenças e ter a possibilidade de incluir, colocar no coração e reverenciar, nos traz a posse desse lugar e a possibilidade de transformar nossas vidas. Através de dinâmicas direcionadas, possibilitamos o trabalho nas diferentes fases da vida que montamos. Olhar para os pais e ancestrais, os excluídos, as tragédias, as doenças e ter a possibilidade de incluir, colocar no coração e reverenciar, nos traz a posse desse lugar e a possibilidade de transformar nossas vidas.

Novas Constelações

Novas Constelações É uma técnica de trabalho desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que localiza no seu sistema familiar a origem de seus problemas sejam eles de forma fisíca,emocional ou mental. Ao olhar para isso você tem a possibilidade de encontrar caminhos da cura. O trabalho pode ser realizado com grupo maior, onde um dos componentes leva um assunto pessoal. Todos os integrantes do grupo ficam a serviço desse tema.

A quem se destina? A todas as pessoas que desejam trabalhar aspectos da sua vida em nível mais profundo. Qualquer que seja o comportamento ou sentimento problemático, pode ser trabalhado em uma Constelação, mesmo que aparentemente não haja nenhum conflito latente na família. Pode-se também trabalhar doenças físicas, mentais e emocionais.

São beneficiados diretamente a pessoa que levou um tema ou assunto (problema de qualquer ordem, trauma, bloqueio, doença, problemas sociais, de relacionamento, problemas familiares); os que participam no grupo e seus familiares, indiretamente, porque se consegue através do acesso ao campo Morfogenético dessas pessoas a ressignificação de questões pessoais.

.