Artigos

image

O que é a Microfisioterapia?

É uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo, a Microfisioterapia promove a normalização e a regulação das regiões corporais afetadas. Complementar à Medicina Tradicional, a Microfisioterapia trata a mente e o corpo como um todo, do mesmo modo que a Homeopatia e a Medicina Tradicional Chinesa. Desenvolvida na França, a Microfisioterapia é muito utilizada em países da Europa e da África e atualmente vem se difundindo por todo o mundo. No Brasil, é cada vez mais procurada por seus benefícios e resultados.

Os benefícios proporcionados pela Microfisioterapia são muitos, entre eles: melhoria do estado emocional, tratamento das dores, estimulação do sistema imunológico, identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença, promoção da saúde, prevenção de doenças.

A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia: cérebro, pele e seus anexos têm da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não os tratamos.

Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional. Esse processo tem como fundamento quatro princípios elementares: a autocura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e a micropalpalção.

Autocura é a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, como se possuísse uma inteligência inata e soubesse do que precisa para manter-se bem, com saúde. Existe uma força curativa dentro de nós que Hipócrates, o pai da medicina (460 a.C.), chamava de “fisis” e que a homeopatia e a naturopatia chamam de “energia vital” e os hindus chamam de “prana”. A autocura é movida por esta energia que faz com que a doença ou as anormalidades em nosso corpo sejam curadas.

Cicatriz patológica, é o registro que se forma quando sofremos uma agressão muito forte ou quando se verifica uma deficiência no sistema imunológico. Trata-se de um vestígio da agressão no corpo que deforma a célula, deturpando sua função e provocando sintomas. Na região em que se forma a cicatriz ocorre a perda da energia vital. Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autocura.

Micropalpação, são gestos feitos pelo terapeuta, sempre com as duas mãos em aproximação. A partir da sensação entre elas, o terapeuta detecta se há perda de vitalidade no tecido e identifica a memória (cicatriz) de uma eventual agressão. Efetuando essas micropalpações, ele informa ao corpo as agressões e desencadeia o processo de autocura. A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos. Não se opõe à Medicina ou à Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.