Artigos

image

O atendimento com a RPG

Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. Souchard viaja pelo mundo todo ensinando a sua técnica para milhares de fisioterapeutas, já chegando a criar organizações em 14 países. O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:
- Problemas morfológicos (deformidades)
- Problemas posturais (escolisoses, cifoses, hperlordoses)
- Lesões Articulares (entorses, pós fraturas, bursites)
- Patologias Reumáticas
- Seqüelas Neurológicas Espasticas
- Problemas Traumáticos
- Doenças Respiratórias
- Problemas Circulatórios

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
- Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência);
- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.
Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados a permanecer numa mesma posição, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.