A boa postura não é fundamental somente para manter a boa aparência, a própria saúde está intimamente associada.
Veja as características estéticas mais comuns das pessoas que apresentam má postura: ombros enrolados para frente; grande probabilidade de desenvolver uma hipercifose (ficando com aparência de “corcunda”, seios caídos, flacidez abdominal e a impressão de que não tem bumbum), além de outros desvios na coluna, como a escoliose que gera uma assimetria dos ombros.
No que se refere à saúde, uma das regiões mais comprometidas é a coluna vertebral. Os índices de pessoas com dores nas costas recorrentes de problemas posturais são significativos. Em grande parte dos casos, a dor é um sintoma de patologia grave que afeta a região.
Na infância…
As consequências da má postura não surgem da noite para o dia. Normalmente, já na infância ou juventude o indivíduo apresenta hábitos posturais incorretos, gerando alterações na postura que predispõem a problemas graves na vida adulta. Daí a necessidade da supervisão dos pais para evitar, ao máximo, que as crianças utilizem posturais prejudiciais no dia a dia.
Alguns problemas associados à má postura
– inflamação dos tendões, LER/DORT, dor nas costas e no pescoço, fadiga, desvios posturais, como escoliose, hiperlordose e hipercifose, hérnia de disco.
A RPG é um método indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as várias dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares.
A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na reeducação pós-traumática.
Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados a permanecer numa mesma posição, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.